O Arraial do Pavulagem foi reconhecido oficialmente como manifestação da cultura nacional, pela lei 14.961, de 2024 sancionada na última quarta-feira (4) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Criado como grupo musical, que anima as ruas de Belém (PA) para arrastar cortejos populares bem coloridos em torno da roda de boi durante os festejos juninos, foiconsiderado Patrimônio Cultural de Belém em 2017. Mais tarde, pela sua importância na difusão cultural paraense foi consagrado Patrimônio Cultural do estado, em 2020.
O projeto ( PL 4.284/2019 ) que deu origem à lei federal foi apresentado na Câmara pelo ex-deputado Cássio Andrade (PA). No Senado, a proposta foi aprovada em julho deste ano, com voto favorável do relator, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). Em seu relatório, Zequinha aponta que o grupo formado em 1986 promove cortejos nas ruas da capital, arrastando milhares de pessoas com roupas coloridas, chapéus com fitas e elementos culturais da roda de boi.
“O Arrastão do Pavulagem é um dos folguedos promovidos pelo grupo. A trajetória do grupo é composta por mais de três décadas de dedicação à pesquisa, produção e valorização da cultura popular de raiz feita na Amazônia”, afirma o relator, no documento.