Segunda, 23 de Dezembro de 2024 00:18
67982217307
Anúncio
Geral Polícia Civil - MS

Polícia Civil, em parceria com a Energisa, realiza operação “Lumus” contra furto de energia elétrica em Terenos

EM TERENOS, POLÍCIA CIVIL, EM PARCERIA À CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO – ENERGISA, REALIZA A OPERAÇÃO “LUMUS” COM O ESCOPO DE IDENTIFICAR E PRE...

12/09/2024 14h58
Por: Redação Fonte: Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS

EM TERENOS, POLÍCIA CIVIL, EM PARCERIA À CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO – ENERGISA, REALIZA A OPERAÇÃO “LUMUS” COM O ESCOPO DE IDENTIFICAR E PRENDER RESPONSÁVEIS POR “GATOS” DE ENERGIA ELÉTRICA

Nesta manhã desta quinta-feira, 12/09, a Polícia Civil, em Terenos, apoiada pela empresa Energisa e pela Perícia Criminal, deu início à operação “Lumus” a fim de identificar furtos de energia elétrica e fraudes em medidores. Participaram da operação dez policiais civis e 15  equipes da concessionária.

Após diligências subsidiadas com dados da Concessionária, foram constatadas divergências de informações sobre o consumo de energia em alguns locais, razão pela qual as equipes policiais, de perícia e de técnicos da Energisa realizaram fiscalizações e conseguiram confirmar essas intercorrências. 29 pontos foram mapeados.

Durante a ação, oito indivíduos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, sendo cinco presos em flagrante por furto e estelionato. Um outro foi capturado em razão da vigência de Mandado de Prisão.

Esclarece-se à comunidade que o desvio, popularmente conhecido como “gato”, pode configurar o crime de furto, com pena de até oito anos para a modalidade qualificada. A fraude no medidor se adequa à figura do estelionato, com pena de até 05 anos de reclusão e multa.

Além disso, a alteração das normas técnicas do padrão de energia – ligações clandestinas – enseja risco de acidentes fatais motivados pela exposição à alta voltagem, podendo provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de mortes no país relacionadas à energia elétrica – lesão de Jellinek. Outro fator relevante é o prejuízo econômico ao erário e aos demais usuários do serviço, pois seu custo é internalizado e compartilhado aos demais consumidores, que suportam a reposição das perdas decorrentes das ligações clandestinas.

As fraudes trazem sobrecarga à rede elétrica e pioram a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema vulnerável a interrupções e a oscilações de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estima que as fraudes, em nosso país, são gigantescas, representando 31,5 mil gigawatts de consumo.

As investigações prosseguem para a identificação de outros possíveis pontos de irregularidades na cidade de Terenos/MS. Para denúncia de irregularidades a população pode ligar no 0800 722 7272.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ivinhema, MS
Atualizado às 18h05
25°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

26° Sensação
2.54 km/h Vento
86% Umidade do ar
100% (6.17mm) Chance de chuva
Amanhã (24/12)

Mín. 22° Máx. 34°

Chuvas esparsas
Amanhã (25/12)

Mín. 22° Máx. 34°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Anúncio