Hoje comemora-se o aniversário de 93 anos da cidade de Rio Brilhante (MS). O município ocupa lugar de destaque quando falamos em produção agrícola brasileira, especialmente da cana-de-açúcar. Entre as empresas que apoiam o avanço socioeconômico da região por meio da produção de açúcar VHP, etanol e cogeração de bioenergia, está a Atvos, uma das maiores do setor sucroenergético.
A Unidade Eldorado da Atvos opera há 16 anos na cidade, impactando positivamente as localidades vizinhas de Deodápolis e Angélica. A planta agroindustrial tem um papel importante no desenvolvimento da região por meio da geração de emprego e renda, e, também, com parcerias e iniciativas que possibilitam melhorias em setores como educação, meio ambiente, saúde e cultura.
Atualmente, a Unidade Eldorado emprega mais de mil pessoas diretamente e cerca de 3,2 mil de forma indireta. Possui uma capacidade de moagem de 3,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar (MMtc), o que a permite produzir até 180 mil toneladas de açúcar VHP, até 306 milhões de litros de etanol hidratado e 135 milhões de litros de etanol anidro, além de poder cogerar 535 GWh de energia limpa.
“Nossos parabéns à cidade de Rio Brilhante. Ao longo dos nossos 16 anos de história, temos acompanhado o crescimento do município e temos orgulho em fazer parte dessa realidade. Seguimos com o nosso propósito de proporcionar oportunidades de melhoria de qualidade de vida com a geração de empregos, além de investimentos sustentáveis e de longo prazo direcionados à população do município e também das cidades que estão no nosso raio de atuação”, afirma Danilo Bertoli, diretor superintendente do Polo Sul da Atvos.
Sobre a Atvos
A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo a segunda maior produtora de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.
Como um player relevante na geração de energia renovável e limpa, a empresa emitiu mais de 2,4 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) por meio do programa Renovabio na safra 2020/21, tornando-se uma das maiores emissoras de títulos do mercado. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.