Sábado, 21 de Dezembro de 2024 22:41
67982217307
Anúncio
Cidades CHUVA

Sobe para 36 o número de óbitos em São Sebastião

As chuvas que transformaram ruas em rios de lama no litoral norte de São Paulo.

20/02/2023 06h32
Por: Redação Fonte: VPA
Sobe para 36 o número de óbitos em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, informa que, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo, às 05h00, desta segunda-feira (20), subiu para 36 o número de óbitos no município, em decorrência das fortes chuvas que assolam o município desde a madrugada deste domingo (19).

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, decretou Estado de Calamidade na cidade e recebeu o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que permaneceu desde a manhã até à noite no município, acompanhando a coordenação das equipes das forças públicas da cidade, Estado e União.

De acordo com informações da Secretária de Segurança Urbana (SEGUR), a catástrofe, com deslizamento de terras na rodovia SP-55 e desmoronamento de casas, desabrigou mais de 80 pessoas. As principais emergências foram registradas na Vila Sahy, Costa Sul, onde ocorreu o maior número de ocorrências, quando em torno de 50 casas desabaram. Outros bairros que foram afetados e recebem atendimento emergencial das forças de segurança: Itatinga, com cerca de três registros; Boiçucanga; Cambury, Barra do Una, Vila Sahy e Juquehy, estes dois últimos os mais prejudicados, com chuvas em torno de 600 mm, entre a noite e a madrugada.

Presidente concederá entrevista coletiva, após reunião com Comitê de Gerenciamento de Crise

 

A Prefeitura de São Sebastião informa que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará na cidade, durante a manhã desta segunda-feira (20), às 8h, no Teatro Municipal, em reunião com o Comitê de Gerenciamento de Crise criado para tratar da catástrofe que acometeu a cidade na madrugada deste domingo (19), quando fortes chuvas assolaram o município e provocaram vítimas fatais, desalojados e desabrigados. A cidade decretou Estado de Calamidade Pública.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), a catástrofe, com deslizamento de terras na rodovia SP-55 e desmoronamento de casas, desabrigou mais de 80 pessoas. As principais emergências foram registradas na Vila Sahy, Costa Sul; cerca de 50 casas desabaram. O atendimento emergencial das forças de segurança trabalha ainda nos bairros do Itatinga, Boiçucanga; Cambury, Barra do Una e Juquehy. Foram observados volumes de chuvas em torno de 600 mm, entre a noite e a madrugada.

Segundo Felipe Augusto, e a Defesa Civil, há riscos de novos deslizamentos e desmoronamentos de residências, devido ao solo encharcado.

 

Após a reunião com o prefeito e com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, o presidente Lula concederá uma entrevista coletiva à imprensa.

A tempestade provocou deslizamentos em diversos trechos da SP-55, na região da Costa Sul, o que obrigou o trabalho de desobstrução, em especial nos quilômetros 164 (Mirante da Praia Brava); 174 (Praia Preta); 148 (Toque Toque Grande); 162 (Serra de Boiçucanga); 165 (Cambury); 143 (Calheitas); 137 (Guaecá), 183 (Barra do Una) e Serra da Enseada (115).

Durante a noite, helicópteros das forças de segurança começaram a trazer os corpos para o centro da cidade, que serão transportados em caminhões da Defesa Civil para uma funerária.  

O prefeito informou também que as equipes das forças de segurança continuarão os trabalhos de resgaste durante a noite e nesta segunda-feira, com o objetivo de acessar locais ainda não alcançados. Segundo Felipe Augusto, e a Defesa Civil, há riscos de novos deslizamentos e desmoronamentos de residências, devido ao solo encharcado.

Atualizado pelo Governo do Estado de São Paulo às 05h00 desta segunda-feira (20

#Todos Verem: foto de helicóptero que atua junto às equipes das forças de segurança nas ocorrências provocadas pelas fortes chuvas que atingiram São Sebastião. Fim da descrição.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ivinhema, MS
Atualizado às 19h05
26°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

27° Sensação
1.87 km/h Vento
73% Umidade do ar
100% (10.13mm) Chance de chuva
Amanhã (22/12)

Mín. 22° Máx. 34°

Chuva
Amanhã (23/12)

Mín. 21° Máx. 34°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Anúncio